Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Ceviche

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Peru

Janeiro de 1989. O Peru estava mergulhado numa profunda crise e fazer turismo por lá era quase de graça mesmo consideradas todas as dificuldades da economia do Brasil, naquela época. O que era excepcionalmente bom porque, por imposição da Receita Federal, num daqueles planos mirabolantes que  vira e mexe mudavam a moeda brasileira e cortavam 3 zeros do nosso dinheiro, turistas brasileiros só poderiam levar consigo 250 dólares e retirar, num banco local, outros tantos com toda esperada burocracia


Por sorte, os preços convidativos do Peru permitiam que com pouquíssimos “soles”, fosse possível provar algumas delícias da cozinha peruana. Foi quando, pela primeira vez  experimentei o ceviche, uma espécie de carpaccio de peixe e vinagrete que muito mais tarde chegaria aos cardápios do Brasil via chefs e ganharia status nos restaurantes de griffe.

                                             
                                                   Lima, Peru


Ceviche

Ingredientes e preparo do (5 pessoas)

500g de peixe fresco
10 limões
3 cebolas roxas
1 dente de alho
Sal a gosto
1 Pimenta Dedo-de-Moça
2 folhas de coentro

Complementos 

Batata-doce a gosto
Milho a gosto

Como fazer

Comece cortando as cebolas em juliana, espremendo o alho e cortando a pimenta em pedacinhos finos. Corte o peixe em cubinhos de mais ou menos 1,5 cm, despeje numa tigela e salgue a gosto. Misture bem para o sal pegar, depois adicione a cebola roxa, o alho, a pimenta picada e o sumo dos limões. Não esprema demais os limões, o bagaço costuma deixar o sumo amargo.

Leve a tigela com a marinada à geladeira e deixe repousando por alguns minutos. O tempo varia conforme o gosto, os melhores chefs gostam de servir o Ceviche quase como um sashimi, por isso recomendam pouco tempo, entre 10 e 15 minutos. Nos restaurantes peruanos mais populares a história é inversa, o tempo é bem mais longo, que é como eu prefiro.

Retire da geladeira, pique bem algumas folhas de coentro - uso no máximo umas duas - e incorpore na marinada. Sirva imediatamente, acompanhado de batata-doce cozida e milho.

0 comentários:

Postar um comentário