Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Gazpacho

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Espanha


Da Espanha, que pude visitar em duas ocasiões diferentes, guardo o sabor dos azeites envolvendo polvos, mexilhões, pimentões e tantas outras delícias disponíveis por toda parte. Uma culinária rica em produtos do mar, em embutidos fantásticos (já provou o jamón Pata Negra?) azeitonas carnudas e também em legumes e verduras, especialmente os tomates super saborosos. Tomates que, por sinal, são a matéria prima de um dos meus favoritos: Gazpacho de Sevilha, uma sopa fria de tomates. Isso mesmo, sopa fria, deliciosa e tão popular que até nos Mac Donald’s da região da Andaluzia existe a opção do gazpacho servido em embalagens individuais.
Embora possa ser encontrado em toda a Espanha, o gazpacho é típico  de Sevilla, cidade encantadora, uma pérola na Andaluzia, com ruelas típicas, uma lindíssima “judería”, restaurantes simpáticos à beira do rio Guadaquilvir que corta a cidade. Essencial mesmo para esta receita é conseguir tomates maduros, firmes e saborosos, o que nem sempre é tarefa fácil. Mas valerá a pena tentar. Esta  sopa  que apareceu com destaque no filme “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, de Almodovar, deve ser tomada fria. Repito isso porque, com frequência vejo gente torcendo o nariz quando falo de sopa fria. É deliciosa, facílima de fazer e especialmente indicada para o verão. Pode acreditar.

Sevilha
Gazpacho

Ingredientes:

1,5 kg de tomates maduros, sem pele e sem semente
Meio pimentão vermelho, assado
½ pepino grande, sem casca
1 colher (chá) de alho
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/3 de xícara de vinagre de vinho
½  colher (chá) de sal
½ colher (chá) de pimenta do reino

Como fazer

Bata no liquidificador todos os ingredientes, adicione uma xícara de água. Deixe na geladeira por 5 horas, pelo menos. Servir em canecas ou cumbucas tendo como opção para acompanhamento cebola , pepino e pimentão picadinho.

0 comentários:

Postar um comentário