Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Pasta de abacate

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um sonho. Parecia que toda aquela beleza não poderia existir aqui, neste mundo. Quinze graus negativos, o dia por amanhecer e os geisers de el Tatio bafejando em todo seu esplendor. É nesta hora que antecede o clarear do dia que os geisers, grandes colunas de vapor quente que atingem até 10 m de altura, entram em maior atividade e é, portanto, o momento mais disputado pelos turistas para ver este espetáculo da natureza, a mais de 4 mil metros de altitude, perto de São Pedro do Atacama, no Chile.

Entre o encantamento e a emoção, o dia foi raiando e assim que o sol dominou a paisagem os guias nos levaram para um café da manhã, um delicioso bom dia à vida com leite aquecido diretamente na água fervente de um dos poços de água termal, café, pão e pasta de abacate para substituir a manteiga, no sanduiche de queijo. Um café da manhã com gosto de magia, de grandiosidade, privilégio reservado aos viajantes.

Minha velha conhecida, sabia que a pasta de abacate (provei pela primeira vez no Peru, substituindo a maionese no hambúrguer) era uma combinação perfeita, com pão e queijo. Muita gente estranhou e nem quis provar. Puro preconceito com o versátil abacate que na América espanhola é um protagonista e não apenas sobremesa.


Geisers El Tatio

































Pasta de abacate para sanduiche

1 abacate maduro
Suco de limão
Sal
Pimenta do reino (opcional)

Amasse o abacate com o garfo até que fique bem desmanchado, pingue suco de limão  para não escurecer. Junte sal, misturando bem para que fique homogêneo. Se usar esta pasta para complementar saladas, regar com azeite de oliva.

1 comentários:

Flavia disse...

Fiz isso outro dia mesmo! Prefiro abacate salgado do que doce.
Beijos

Postar um comentário