Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Pastéis de abricó

domingo, 25 de novembro de 2012

Atracamos num presépio! Esta é a exata impressão que eu tive quando o AmaDolce, navio que navegava pelo Danúbio fez sua parada, em Dürnstein. São apenas 800 os habitantes desta pequena localidade na região conhecida como Vale do Wachau, na Áustria. Pequenina, sim mas cheia de história. Nos poucos quarteirões que compõem a cidade, um castelo medieval em ruínas ainda se impõe no alto da colina, uma igreja barroca, pintada de azul, vários casarios históricos que lembram a passagem do rei inglês Ricardo Coração de Leão, que ali ficou prisioneiro, quando voltava de uma cruzada.

E muitos vinhedos e plantações de abricó. O lugar vive em torno do vinho (dalí saem alguns dos melhores austríacos brancos) e das frutas que lá são chamadas de marillen.  Do abricó são feitas as geleias, os licores, sabonetes, xampus, cremes e até azeite para gastronomia. Muito bom, por sinal, com um leve sabor tostado. Dürnstein encanta e um jeito de manter viva a lembrança do lugar e da fruta que é sua riqueza, quando cheguei de viagem usei geleia de abricó para fazer esses pastéis de massa folhada. É quase uma brincadeira mas me leva de volta àquele presépio às margens do Danúbio.



Ingredientes

1 embalagem de massa folhada (comprada congelada nos supermercados)
1 pote de geleia de abricó
100g de amêndoas em lascas, torradas (opcional)
Açucar de confeiteiro para polvilhar

Como fazer

Abra a massa, em temperatura ambiente, sobre mesa polvilhada com farinha, até a espessura de uns 3 mm, mais ou menos. Não pode ficar fina demais para não rachar ao assar. Coloque uma colher (de sobremesa) de geleia para cada pastel e sobre ela, as amêndoas em lasca, tostadas.

Feche os pastéis (se precisar, umedeça os dedos) e pincele leite frio, levando ao forno já aquecido. Assar durante 30 minutos aproximadamente (depende de cada forno). Quando estiverem mornos, polvilhe os pastéis com açúcar de confeiteiro.

0 comentários:

Postar um comentário