Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Cup Cake

sábado, 1 de dezembro de 2012

Pode ser no Starbuck"s ou no Café Costa ou ainda no Nero, redes de cafeterias bastante populares em  todo o Reino Unido e na Europa toda, em geral.. Em todos esses lugares e em muitos outros, uma paradinha para o café vai incluir um muffin, aquele bolinho cabeçudo ou um cup cake, primo do muffin, um pouco menor, algumas vezes coberto de creme espesso, amanteigado, colorido ou não.

São bolinhos para acompanhar o chá ou café. Só isso. Mas bastou atravessar o Atlântico para o bolinho virar uma coisa chique, um item de luxo, na vitrine da “cupcakerias”.Quem viveu um pouquinho mais - como é meu caso - deve se lembrar que qualquer padaria de bairro tinha um bolinho assado em forminha de  papel que, sei lá porquê, chamavam de bebezinho. Muitas vezes eu levava para a escola, na lancheira, o tal bolinho, versão tupiniquim do cup cake, que começou a sumir  das padarias quando surgiram os bolinhos  industrializados, desses que ainda estão por aí, cheios de açúcar, corantes e conservantes.

Cup cake, assim batizado porque, pela inexistência de forminha nos Estados Unidos do século 19, era assado em  xícaras (cup),  é bem gostoso quando preparado como se deve, com bons ingredientes. É  versátil, lúdico, vem em porções individuais, pode ser comido com as mãos e serve até de lembrancinha em  festas, Acima de tudo é rápido e fácil de fazer. Sucesso garantido. Há inúmeras receitas de cup cake e esta é a mais simples que conheço e que serve como base para outras versões.



Cup Cake básico

Ingredientes

1 xícara de farinha
¾ de xícara de açúcar
1¹/² colher (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
½ xícara de leite
1 ovo
Essência de baunilha
Sal - 1 pitada

Como fazer

Bater a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga em velocidade baixa, até formar uma farofa. Juntar devagar metade do leite.
Em vasilha à parte bater o ovo, o restante do leite e a baunilha. Juntar isso à mistura anterior e bater aos poucos, só para incorporar.

Assar em forno pré aquecido, a 180ºC. Rende 10 unidades.

Para fazer a versão de chocolate, use a mesma receita sendo que meia xícara de farinha e meia xícara de chocolate ou cacau em pó. Não use achocolatados .

0 comentários:

Postar um comentário