Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Quiche de queijo

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O trem nos levava de Paris a Nice. Tudo era extremamente excitante: a cabine, um daqueles compartimentos fechados como a gente vê em filmes, com um corredorzinho estreito do lado de fora, um carro restaurante com toalhas de linho na mesa, copos de cristal. e o verdadeiro serviço à francesa que incluía também o tableau de fromages, na sobremesa. Em casa sempre tínhamos queijos variados mas assim apresentados, como sobremesa, foi a primeira vez. Provei, encantada, a variedade de queijos que fez a França - com seus mais de 300 tipos -  famosa desde os tempos do Império Romano quando já produzia alguns deles na Gália.

Eu era então uma menina de uns sete anos e aquele desfile de Brie, Camembert,Roquefort, Caprice dês Dieux, e outros tantos  de crosta mole ou crosta dura, duros ou macios, redondinhos ou achatados entre tantos ficou indelével na minha memória. Este foi o sabor da França que trouxe comigo, um sabor de encantamento. Meu repertório de cozinha não inclui muitas receitas da culinária francesa clássica, aquela toda elaborada, rica em manteiga e cremes mas tem, sim, adaptações ou releituras para quem não tem muito tempo para ficar no fogão e que me remetem à França.

E, em homenagem aos queijos deixo aqui minha receita de quiche que eu faço sempre que sobram vários pedaços de queijos de diferentes texturas e sabores. Juntos, derretidos fazem uma deliciosa mistura para esta quiche caseira, muito simples, mas bem saborosa. E que me perdoem o atrevimento, os chefs franceses.



Queijos variados e lembranças da França nessa quiche caseira

Quiche de queijo

Para a massa
100g de manteiga
2 ¹/² xícara de farinha de trigo
Sal
Água morna para ligar

Para o recheio

3 xícaras de queijos picados em pedacinhos pequenos ou ralados ( queijo minas, muzzarela, queijo prato, gorgonzola, ou o que tiver à mão)
4 colheres de queijo parmesão ralado
3 ovos
1 xícara de leite
Noz moscada
Pimenta do reino

Como fazer:

Misture a manteiga com a farinha com sal, até que fique bem incorporado. Vá juntado água morna aos poucos, amassando até que forme uma bola de massa, bem lisa.
Deixe descansar por uns 15 minutos.
Abra a massa com o rolo, forre uma forma (25 cm) untada e as laterais .

Numa travessa, bata os ovos como se fosse para omelete, junte o leite, tempere com noz moscada e pimenta do reino. Junte os queijos, misture tudo e coloque sobre a massa.
Leve para assar em forno quente, a 180 graus.

0 comentários:

Postar um comentário