Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Struffoli

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Entre as cidades italianas, Nápoles está, certamente, entre as mais conhecidas dos brasileiros graças ao grande número de descendentes de napolitanos que imigraram para o Brasil. Quem pensa que a gastronomia de Nápoles se reduz a pizza, engana-se. A bela cidade à beira do Mediterrâneo é também célebre por vários preparos de peixe ( frito misto é um sucesso!)e também  por seus doces, servidos durante todo o dia e até no café da manhã. E pela simpatia de sua gente, claro. 

E, entre as doces criações  de Nápoles está o struffoli, um doce típico do Natal. Nunca passei o Natal em Nápoles mas Nápoles sempre esteve presente no meu Natal com o Struffoli que vem fazendo a alegria das crianças da minha família, em todas as gerações. Hoje, são meus netos que simplesmente exigem participar do preparo do doce, depois devidamente "atacado" pelas mãozinhas gulosas.. Struffoli nada mais é do que uma porção de bolinhas de massa frita, unidas por mel e arrumadas geralmente em cone, como uma árvore de Natal. Do preparo, todos participam e, produzida  a massa, começam a "surrar" a preparar os rolinhos e a cortar os pedacinhos em clima de festa.  Struffoli pra mim tem paladar de Natal, gosto de família, sabor de alegria.













Ingredientes

1 quilo de farinha de trigo para a massa e mais farinha suficiente para manusear a massa
5 ovos inteiros
água morna para ligar a massa
óleo para fritar
1 vidro de mel (350ml) e açucar (5 colheres) para a montagem



Preparo

Colocar toda a farinha numa tigela, fazendo um ninho no meio, onde serão colocados os ovos (gema e clara juntos).
Incorporar a farinha aos ovos e, aos poucos, juntar a água morna, até que a massa forme uma bola lisa. Se precisar, vá juntando mais farinha, durante o manuseio, polvilhando as mãos.

Em seguida, sove bastante essa massa, que é resistente como massa de macarrão.

Dessa massa serão feitos rolinhos (as "cobrinhas”, para as crianças) e cortadas em pedacinhos como se fossem pequenos nhoques.

Esses pedacinhos são fritos em óleo bem quente e escorridos em papel toalha.

Depois de tudo pronto, colocar o mel e o açúcar numa panela , deixar ferver por uns 5 minutos em fogo alto ( ou até ficar mais espesso) e colocar aí os struffoli, mexendo tudo junto, para que absorvam o mel.

Arrumar em forma de árvore de natal num prato redondo



Pode enfeitar com uvas passas, nozes etc.

0 comentários:

Postar um comentário