Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Salada de figo

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A primeira vez que pisei na Inglaterra era bem difícil, quase impossível, conseguir uma refeição que escapasse da tal English Heavy Food, a comida tradicional britânica, cheia de ovos, bacon, batatas e frituras. Hoje em dia só come fish & chips (eu adoro, por sinal) o mais popular dos pratos do dia a dia, quem quer porque praticamente todas as culinárias estão presentes em Londres.

E foi lá, no Fifteen, o restaurante do talentoso chef Jimmy Oliver, que eu provei uma deliciosa salada, uma das muitas que ele cria, com base na culinária italiana.


Fifteen, um dos endereços de Jamie Oliver em Londres

Sobre saladas,aliás, valem alguns comentários. Tem muita gente com preguiça de comer salada. Que não vê qualquer atração nelas. E para ser bem sincera, se a opção for alface com rodelões de tomate e umas de cebola, eu também dispenso.

As melhores saladas são aquelas que misturam folhas de várias texturas e sabores: a crocância do miolo de escarola, com a suavidade da alface, o picante da rúcula ou do agrião com a delicadeza da alface mimosa; e o leve amargor do radicchio com a suavidade da endívia e assim por diante. E uma boa salada permite ainda folhas não convencionais entre ós como os brotos de espinafre ou folhas de beterraba. E ainda hortelã, salsinha, manjericão em menores quantidades, apenas para dar aquele toque diferente numa grata surpresa de sabor e aroma.

Naturalmente não é preciso misturar tudo numa única salada; bastará o contraste de duas ou três folhas para conseguir o equilíbrio que faz a diferença. A partir daí vale a criatividade em adicionar mais elementos ou não. Que podem ser azeitonas, frutas frescas ou secas, nozes, amêndoas ou castanha de caju. Tudo vai depender do seu próprio paladar e desejo.


Aqui, a salada inspirada no Fifteen;

Salada com figo

Ingredientes

alface, alface crespa,rúcula, escarola,radicchio
3 ou 4 figos, lavados e cortados em gomos
Raspas de queijo parmesão
Presunto cru em tiras

Misture, numa vasilha funda, três ou quatro diferentes folhas misturando com a mão. Junte os figos , o presunto e tempere com azeite de oliva, sal e vinagre balsâmico.

Por cima, espalhe lâminas de queijo parmesão

A mesma salada pode ser feita substituindo o figo por peras. Neste caso,é preciso descascar as peras e esfregar limão para que não escureçam.

1 comentários:

Flavia disse...

Gostei de ver as fotos :)
Beijos
Flavia

Postar um comentário