Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Panqueca doce

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Iguais e diferentes. Acho que assim podem ser definidos os países da Europa Central com histórias que se entrelaçam, se cruzam e até se confundem quando dominados por um único reino como foi o período  do Império Austro Hungaro (1867-1918) sobre países daquela região. As consequências  gastronômicas dessa influência são bastante conhecidas.

Viajando pela Hungria, Eslováquia, Polônia e República Tcheca vamos encontrar versões variadas de pratos como o goulash e, especialmente de doces. Muitas interpretações de strudel - a torta enrolada, de massa super leve, geralmente recheada de maçã ou  de semente de papoula, assim como interpretações locais de panquecas doces, servidas tanto como sobremesa como acompanhando um chá da tarde. Em cada um desses países e também na Áustria e Alemanha, esses doces aparecem com nomes locais, em versões ligeiramente diferentes mas todos capazes de tirar qualquer um do bom caminho da dieta.

Praça da Cidade Velha, Praga

Esta receita é da República Tcheca onde pude prová - la num café da Praça da Cidade Velha, em Praga.Cenário igualmente inesquecível.

Ameixa e ricota no recheio da panqueca doce

Ingredientes

750 ml de leite
500g de farinha de trigo
1 ovo
20 g de fermento em pó
150 g de açúcar
200 g de geleia de ameixa
300g de ricota
Óleo para fritar

Como fazer

Misturar a farinha açúcar e fermento; juntar o ovo e o leite. Misturar tudo. Fritar a massa em porções pequenas, dos dois lados, em frigideira quente, com óleo.

Quando as panquecas estiverem fritas rechear  com a ricota amassada e a geléia de ameixa. Dobrar ao meio e polvilhar açúcar e, opcionalmente, também com sementes de papoula.

0 comentários:

Postar um comentário