Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Tostados de Coco

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cocada é quase sinônimo de Bahia. Cocada mole, dura, branca, queimada, ou aquela cocada - puxa que a baiana Bia, com tabuleiro no Farol da Barra vendia, sorrindo com seus dentes impecavelmente brancos, tão alvos como a roupa rodada e rendada e o turbante que, mais do que esconder seus cabelos conferiam uma dignidade toda especial àquela típica baiana.

No tabuleiro da Bia eu me esbaldava todas as tardes, na primeira vez que visitei Salvador, no ardente verão de 65, uma cidade muito mais calma do que a que visitei nos primeiros anos de 2000. Menor, mais calma, mas sempre animada e hospitaleira, com gente como a Bia, sempre sorridente, pronta para agradar.  No tabuleiro da baiana, iluminado ao anoitecer por um fifó eu começava sempre com o acarajé, caprichado no camarão e no vatapá e, de sobremesa, a cocada. Aquelas delícias mais a visão do Farol da Barra, imponente sobre a baía de Todos os Santos são mesmo inesquecíveis.


Coqueiros no belíssimo litoral  da Bahia

A cocada da Bia nem me atrevo a tentar copiar porque seria um sacrilégio. Mas em homenagem à Bahia e à inesquecível Bia, aqui vai uma receita de cocada. Também muito gostosa e que sempre faz sucesso.




Ingredientes

1 coco ralado (fresco)
½ copo de água ou de água de coco
3 xícaras de açúcar
2 ovos inteiros
1 noz de manteiga
3 colheres (sopa-rasa) de maizena

Calda em ponto de fio
Cozinhando até aparecer o fundo



Tostados, irresistíveis
Como fazer

Ponta água e o açúcar numa panela para ferver até chegar ao ponto de fio. Retire do fogo e misture os outros ingredientes. Volte ao fogo mexendo sempre até ver o fundo da panela. Deixe esfriar. Coloque a cocada às colheradas, numa forma untada com margarina e farinha. Leve ao forno médio até tostar. Rende 30 cocadas.

0 comentários:

Postar um comentário