Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Chili and beans

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Foi em meados dos anos 70, numa dessas praças de alimentação típicas dos shopping centers, nos Estados Unidos que provei, pela primeira  vez o chili and beans que logo tentei reproduzir, de volta ao Brasil.

Provavelmente meu jeito de preparar esta típica especialidade tex-mex (a cozinha que mistura influências texanas e mexicanas) seja completamente diferente da original. Não faz mal. O resultado é bem gostoso e sempre agrada. 

Chili, a pimenta que  combina com o feijão neste prato 
Ingredientes

½ quilo de carne moída
4 xícaras de feijão já cozido e temperado (pode usar feijão que tenha sobrado)
2 xícaras bem cheias de Catchup
3 colheres (sopa) de molho inglês
2 pimentas vermelhas , sem as sementes
3 colheres de óleo de milho ou girassol
Sal
1 cebola média,picadinha
2 dentes de alho cortados fininho

Como fazer

Refogar a carne no óleo, fritando bem para que fique soltinha. Juntar a cebola, o alho, a pimenta e refogar. Junte à carne o feijão, misture bem e acrescente o catchup, o molho inglês,  abaixe o fogo e deixe apurar.

Bolo de cenoura à moda da Irlanda

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Oferecido como sobremesa ou como acompanhamento para o chá ou café, o bolo de cenoura é um dos doces mais populares em todo o Reino Unido. E na Irlanda, também. E o que tem de especial para merecer destaque, aqui, como uma lembrança de viagem? É que, diferente do nosso, que é geralmente muito fofo, bem doce e coberto com chocolate, o bolo de cenoura de lá é mais denso, menos doce e tem cobertura de cream cheese. Pode variar um pouco de um lugar para outro mas onde quer que se vá, naquelas ilhas, o tal bolo de cenoura faz parte do cardápio. Pode ser no Starbucks, nos cafés Nero, na rede Imnsonia ou em outro qualquer lugar.

O que provei, no Reino Unido, era mais claro, com cor de cenoura, mesmo. Mas o mais delicioso de todos foi este, que e conheci na Irlanda, feito por minha filha. O açúcar mascavo, dá um tom escuro à massa e, incrementado com nozes pecã e uvas passas, ele ganha status de bolo de festa e ninguém será capaz de adivinhar que se trata de um simples bolo de cenoura.

Açúcar mascavo, nozes e passas neste bolo de cenoura
Muito fácil de fazer, ele vem sendo o bolo escolhido por mim para festinhas da família porque dispensa recheio e agrada a gregos e troianos. Sempre. Em unanimidade.

Ingredientes

2 ovos grandes
140 ml de óleo vegetal
200g de açúcar mascavo
300g de cenoura
100g de uva passa
75 g de noz pecã
180 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de noz moscada
½ colher de chá de mixed spices ( mistura de cravo em pó , canela, etc). Se não tiver, substitua por 1/3 de colher de cravo em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de fermento em pó

Para a cobertura

200 g de cream cheese (frio)
50g de manteiga
1 colher de chá de essência de bauniha
220 g de açúcar de confeiteiro
Raspas de uma laranja

Como fazer

Bater no liquidificador as cenouras com o óleo e os ovos.
Despejar essa mistura numa vasilha e juntar todos os demais ingredientes, deixando o fermento e o bicarbonato por último.
Levar para assar em forma untada e forno aquecido a 180º.

Quando estiver frio, cobrir com a mistura feita com os ingredientes da cobertura.

Salmão nas Termas de Puritama

segunda-feira, 6 de maio de 2013

O desfiladeiro árido e profundo esconde, na região do Deserto do Atacama, as Termas de Puritama, uma sequência de oito piscinas naturais, com água termal, quentinha (33,5º), cercadas por vegetação harmoniosa, os “rabos de Gato”, que ondulam com o vento e formam  uma proteção natural às tais piscinas.

Chegar às Termas exige, antes de tudo, um carro com boa tração e um motorista habilidoso porque o caminho - ainda que curto - é íngreme, estreito, cheio de curvas e pedregoso. Do alto, a visão do desfiladeiro que fica 3500 metros acima do nível do mar, impressiona pela aridez, pela profundidade do cânion por onde correm as águas do rio Puritama, rica em diversos minerais de poder curativo, velha conhecida das tribos indígenas da região. De perto, impressiona pela beleza  da água que corre nesse terreno seco.

Na aridez do Deserto de Atacama, o oásis das Termas de Puritama


Oito piscinas naturais, interligadas por passarelas


"Rabos de Gato" ondulam com o vento  e  escondem as piscinas

Quando visitei o Atacama era maio, fresquinho por lá , embora o sol estivesse sempre esplendoroso. As termas tem uma estrutura básica de apoio bastante boa com passarelas de madeira unindo as diversas piscinas e banheiros e salas para trocar de roupa para quem, como eu, deseja usufruir daquelas piscinas ainda que por pouco tempo. O passeio incluía também um lanche típico chileno com salmão, azeitonas, queijos e vinhos, riquezas gastronômicas do país.


Um piquenique com sabor chileno

Salmão, vinho, queijos e azeitonas junto à natureza




O que este cardápio tem de especial? Nada e tudo. Porque tem sabor de natureza, de beleza, de simplicidade e de luxo, ao mesmo tempo. Não pretendo aqui ensinar ninguém a comer salmão com queijo acompanhado por algumas galletas, aquelas bolachinhas de sal, típicas da região e muito menos como provar azeitonas, temperadas com o azeite chileno. Mas posso garantir que aquele piquenique à beira das termas teve um sabor especial porque tudo estava em harmonia.

O que fica, aqui, é a sugestão de viver momentos de harmonia, qualquer que seja o lugar onde a gente esteja. Momentos em que todos os nossos sentidos estejam aptos a interagir com olhos de ver, coração de sentir e paladar de desfrutar.

Espaguete com frutos do mar

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Poucas vezes provei um espaguete com frutos do mar tão bom como na ilha de Hvar. Mais exatamente no  Hotel Fortuna, preparado pelas mãos de Magda, a sorridente esposa de Jurica que, junto com o marido e os filhos, tocam o negócio da família, este hotel de apenas 18 apartamentos, no vilarejo de Milna. Antigo sonho da família, postergado pela guerra (1991- 1995), no hotel  tudo é rigorosamente bem cuidado e a simpatia e acolhida da família Tudo faz com que a gente planeje voltar mais vezes a esse pedacinho de paraíso.

Quartos confortáveis (tem até wi-fi grátis), localização privilegiada, em frente ao mar, este pequeno hotel surpreende mesmo é na gastronomia. Não há cardápio no hotel e a cada noite são oferecidas opções que sempre incluem dois ou três tipos de macarrão, risotos, peixes com legumes (geralmente acelga e batatas, regadas no azeite), preparados por Magda. Com quem você aprendeu? "Com minha mãe. Nunca frequentei nenhuma escola de culinária”. Só que a perfeição dos pratos são de um chef estrelado. Tudo regado com o maravilhoso azeite produzido pela família instalada desde sempre nesta bela ilha de terras áridas onde oliveiras e lavanda cobrem as encostas e que o mar azul esverdeado, limpíssimo e os dia de sol convidam a ficar.


Praia de Milna, vilarejo de cem habitantes, na ilha de Hvar, Croácia




Azeite extra virgem produzido pela família

Espaguete com frutos do mar à moda de Hvar

Praia de Milna, defronte ao hotel


Magda

Jurica e o filho, Marino


Esta receita é a minha versão do espaguete com frutos do mar, para lembrar Hvar. Só lamento não ter o mesmo azeite...

Ingredientes

500 gr de espaguete cozido “al dente”
1 cebola média, picada
3 dentes de alho picados
300 gr de lula em rodelas
300 gr de camarão limpo, aferventado
300 gr de mariscos (já fervidos) com a casca
4 tomates sem semente
5 a 6 colheres de azeite
1 folha(s) de louro
pimenta do reino e sal a gosto
salsinha

Como fazer

Aqueça o azeite numa panela grande. Junte o alho, a cebola e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione , o camarão e a folha de louro e então os tomates, sal, as lulas, o marisco. Tampe e deixe cozinhar  por 10 minutos, mais ou menos.Junte a salsinha na hora de servir, mexendo rapidamente.

Enquanto prepara o molho, cozinhe o  macarrão  al dente em água fervente com um pouco de sal Sirva em seguida.