Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Orange Marmalade

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Marmalade, complemento obrigatório no café da manhã dos ingleses não é, como possa parecer à primeira vista, marmelada. Na verdade, o nome correto é orange marmalade, a mais popular das geléias, feitas em diferentes espessuras mas, sem dúvida, a favorita sobre torradas, com ou sem manteiga.Ao contrário do Brasil onde geléia de laranja, ocupa o fim da fila nas preferências. Morangos, framboesas, frutas vermelhas em geral , pêssego e até abacaxi vêm na frente, entre as favoritas. É só olhar nas prateleiras do supermercado e constatar.

E era essa geléia na versão espessa, com pedacinhos da fruta e pequeninas tiras da casca que eu ganhava de presente da Gillian, minha cunhada, toda vez que visitavamos  David, irmão de meu marido, em Colne, vilarejo desses que parecem ter saltado dos livros, onde a comunidade toda se conhece, incrustado em Cambridgeshire, no coração da Inglaterra.

Assim, pela falta de opções no mercado e com vontade de agradar ao Richard, meu marido inglês, comecei a fazer a tal marmelade que, hoje,modesta à parte é campeã de público e crítica. Gillian orgulhosamente dizia usar laranjas de Sevilha na sua geléia. Já eu, optei pelas nacionais uma vez que temos tantas variedades. Fiz várias tentativas até chegar à favorita, feita com morgota ou bergamota, aquela mexerica de pele fina, com muito suco e de colorido laranja forte.
A mesma receita pode ser feita com outras laranjas como a laranja cravo ou a laranja baía. No caso da laranja baía é preciso tirar a casca bem fina, para evitar a polpa branca que poderá amargar um pouco a geléia.




Ponte sobre o rio Cam, em Cambridge

Paisagem junto a Colne

Ingredientes

6 laranjas morgotas maduras e firmes
Açúcar
Cravo

Como fazer

Lavar bem as morgotas, Em seguida, corte as frutas em 4 partes, separando e reservando as cascas. Tire a fibra branca, central e pique as margotas em pedaços pequenos,excluindo as sementes. O melhor é fazer este processo sobre uma peneira grande, apoiada sobre a panela para que o suco caia na panela e não se perca.

Escolha as  3 melhores cascas das morgotas e corte em tiras bem fininhas. Junte as tirinhas à laranja, na panela com as polpas da fruta e o suco. Junte o açúcar. A medida de açúcar deve ser sempre a metade do volume de frutas. Assim, para 4 xícaras de frutas picadas (incluindo as cascas) 2 xícaras de açúcar. Colocar 4;5 cravos e levar ao fogo alto. Quando começar a ferver,reduza o fogo e vá mexendo. Quando começar a aparecer o fundo da panela a geléia chegou ao ponto certo. A geléia deve ser guardada em vidros muito limpos e esterilizados. Como não há qualquer conservante, é melhor manter a geléia em refrigerador.

Observação: Geralmente 6 morgotes grandes rendem 4 vidros de geléia de 300 g.



0 comentários:

Postar um comentário