Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

As ostras de Ston

sexta-feira, 27 de junho de 2014

“Você vai provar as melhores ostras da sua vida. Provavelmente as melhores ostras do mundo”, me disseram, antes de eu ir a Ston, um pequeno lugarejo ao sul da Croácia,  não longe de Dubrovnik (essa todo mundo já ouviu falar um dia, né?)

Mali Ston e sua "muralha da China"
Ston, que a gente por aqui ainda não situou ainda  no mapa das nossas viagens, produz ostras, essas afamadas Ostrea Edulis, desde o século 15, quando aquela região pertencia à República de Veneza. A razão da fama das tais ostras vem da combinação de fatores importantes como a água limpíssima do mar Adriático, que banha a região, mais os minerais presentes na água do rio que se mistura ao mar. Tudo isso mais as temperaturas perfeitas para que ostras e mariscos cresçam à perfeição de sabores.

Ostras e mariscos produzidos em águas limpissimas

Hoje há em Mali Ston (Pequena Ston) cerca de 50 “fazendeiros de ostras” que produzem entre 2 e 4 milhões de ostras por ano lembrando que uma ostra precisa de três anos para ficar pronta para o consumo.Há passeios de barco que levam quem quiser para visitar a produção.

Provar esses tesouros do mar é praticamente uma obrigação. E o melhor lugar para a experiência é no restaurante Vila Koruna. A comilança começa com um prato de ostras fresquíssimas que merecem, sim, os elogios.De sabor suave, delicado mas ao mesmo tempo com muita personalidade   Essas foram, sem dúvida, as melhores ostras de toda minha vida e mostraram, no paladar, as virtudes do mar onde foram criadas. Depois vieram mariscos ao alho e óleo, camarões fritos, risoto nero, feito com a tinta das lulas, macarrão com frutos do mar. Tudo inesquecível.

As melhores ostras da minha vida, em Ston
Os mariscos quentes e saborosos






Voltando pra casa, resolvi lembrar de Ston  através do paladar e a opção foram os mariscos, conforme receita abaixo.

Mariscos ao alho e óleo 

Ingredientes

Mariscos e  mexilhões: 1 quilo
Alho: 8 dentes grandes,picados em quadradinhos bem miúdos
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva, umas cinco colheres ( melhor o azeite, melhor vai ficar)
Salsinha (opcional)

Leve muito bem os mariscos e mexilhões e coloque em panela com água, para ferver. Assim que abrirem, escorra e descarte aqueles que eventualmente não abriram.

Numa penela ou frigideira grande coloque o azeite, o alho, deixando dourar. Cuidado para não queimar!!Junte os mariscos e mexilhões, salpique sal, pimenta do reino  e mexa bem para que as conchas recebam os temperos igualmente. Se quiser, um minuto antes de desligar o fogo, junte salsinha (uma colher) picada bem miudinha.

Sirva a seguir.

Fortificação do século 15 em Ston
Além das ostras, Ston também ficou famosa pela sua produção de sal. A atividade já era conhecida por lá no século 14, quando o sal valia mais do que o ouro. Tanto que o lugar ganhou uma mini muralha da China, com 5,5 km, ainda presente por lá, para defender as salinas dos inimigos. Pois essa mesma salina Solana continua firme e forte a produzir. É possível visitar suas instalações e também comprar Flor de Sal, o sal gourmet cada vez mais valorizado e que a família Pejic, por sinal também dona do restaurante, tem orgulho de produzir.

Sal grosso e Flor de Sal de Ston

0 comentários:

Postar um comentário