Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Pršut, orgulho croata

domingo, 6 de julho de 2014

Com certificado de proteção da União Européia, o Pršut croata, versão local do presunto defumado ou o popular presunto cru é, com certeza, um dos orgulhos do país. E bem que faz por merecer. Por toda parte ele aparece usado das mais diversas maneiras mas está  quase sempre presente na entrada de uma refeição.

Aqui ele não é um simples coadjuvante no sanduiche mas um importante protagonista no início de uma refeição. Ele vem geralmente acompanhado de outros embutidos semelhantes à copa, salames e pancettas de diferentes texturas e sabores. Tudo isso mais queijos que podem ser duros, moles, amanteigados ou não e, vez por outra, tepenade. E as infalíveis azeitonas.

Pršut, orgulho croata
Presunto e embutidos como protagonistas


Onde estão os melhores presuntos e queijos? Esta é a pergunta que vai, certamente, gerar discórdia. Disputam a autoria diversas regiões mas na Istria, a península ao noroeste da Croácia, certamente estão alguns campeões. Na verdade, não apenas em embutidos ou queijos.

Disputada desde tempos remotos-lá viviam os Istris, depois vieram os romanos, eslavos, os conquistadores da República de Veneza, mais tarde os austríacos, húngaros, italianos ... O resultado foi uma sobreposição de culturas que  acabou acrescentando  cada qual um pouco ao jeito de ser da região. Inclusive em hábitos gastronômicos.

Colinas no interior da Istria

Queijos e trufas croatas

Este pedaço de paraíso, que alguns chamam de “a Toscana croata”, tem tudo de bom. No interior, vilarejos medievais no topo das colinas, plantações de oliveiras por toda parte e azeites artesanais (visitar um desses produtores é imperdível) que, por si só, já valeriam a viagem. Sem falar dos figos, outra riqueza local usados em mil e uma versões.
 
Azeites da Istria

A Istria é também a terra das trufas presentes em pratos preparados em cantinas, e pequenos restaurantes em lugares muito pequenos, por mãos competentes de quem sabe o que está fazendo. Mas a Istria também tem litoral. Mas isso é um capítulo à parte.

 
Macarrão com trufas na Konoba (cantina) Nono em Umag 



A sugestão de hoje não é exatamente uma receita mas mostrar um jeito próprio de servir a entrada de uma refeição, ao estilo croata. Não tem os mesmos ingredientes? Improvise com o que de melhor conseguir mas não se esqueça do mix, acompanhado por um bom pão e azeite.

Já foi à Croácia? Então relembre as delícias. Ainda não foi? Melhor preparar as malas porque em matéria de gastronomia é o destino certo. E não deixe de incluir a Istria nesse roteiro.

As delicias de Split

quarta-feira, 2 de julho de 2014

O lugar é tão charmoso que o imperador Diocleciano, no século 4 decidiu que Split era o lugar perfeito para sua aposentadoria. Sim, diferentemente de tantos outros imperadores romanos, este não foi assassinado nem deposto em uma conspiração.

Alí, na bela costa croata, diante do mar azul profundo e transparente Diocleciano construiu um magnífico palácio para os dias de sua velhice. Viveu belo e faceiro até os 74 anos, se deliciando com os peixes e frutos do mar da região. O que foi seu palácio acabou sendo ocupado após sua morte (e a decadência do Império) e ali se estabeleceu gente da região.

Uma casa aqui outra ali e aquela vastidão de espaço, com muralhas muito fortes e portas de acesso acabou virando uma cidade murada, que hoje ainda tem seus moradores e mais: hoteis, lojas, restaurantes, boutiques, bares, uma catedral e tudo mais que uma cidade requer.


À beira do Adriático, o paraiso do Imperador

 

Arcos e portas ainda denunciam a existência do antigo palácio que ainda tem, no subsolo, salas preservadas como nos tempos do imperador assim como colunas e esfingies trazidas do Egito.


Lembranças de Diocleciano em Split

Na beira do mar, um grande boulevard, a Riva, é ponto de encontro de croatas e turistas nos muitos bares e cafés onde são servidos doces para tirar qualquer um do regime.




Na Riva, o calçadão de Split, cafés, bares, doces e  relax

Na culinária o forte são os peixes mas risotos fazem parte da dieta local e também massas, com toques de paladar italiano. Aliás, Split é ponto de partida de barcos para as ilhas próximas e também de ferry boats que ligar o país a Ancona, na Itália.

Split vista do mar

É de Split também um famoso biscoito de pimenta, cuja receita original , o Dulce apiperata, foi encontrado no Primeiro Livro de Culinária de Apicius, do século 1. A versão abaixo é um releitura, em homenagem a Split

Biscoitos de Pimenta

Ingredientes:
450 g de farinha de trigo
180 g de manteiga fria
3 gemas de ovo
1 ovo inteiro
150 g de açúcar
150 g de nozes bem picadas
2 colheres de mel
1 colher e meia (sopa) de canela
4 colheres  (chá)de cravo moído
1 colher (chá) de noz moscada ralada
1 colher( sobremesa) de pimenta do reino

Preparo: Pré aqueça o forno a 180ºC. Peneire a farinha e misture com a manteiga até formar uma farofa. Adicione o açúcar e as nozes picadas e então todos os outros ingredientes. Amasse a mistura com a mão por 10 minutos e então enrole a massa com filme de PVC. Deixe no congelador por pelo menos uma hora.

Abra a massa para ficar com 7 mm de espessura, cortando depois os biscoitos. Asse por 15 minutos. Os biscoitos estarão prontos quando as bordas estiverem marrom-dourado.

Para decorar: Misture bem 250 g de açúcar, 2 colheres de sopa de suco de limão, uma clara de ovo. Decore como preferir.