Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Risoto de aspargos

sábado, 2 de agosto de 2014

É na primavera, quando surgem os primeiros aspargos , que os cardápios dos mais variados restaurantes croatas começam a oferecer este risoto . Verdadeiro orgulho nacional, especialmente na região das Istria, o risoto de aspargos pode surgir tanto como entrada ou na forma de prato principal. Na verdade, os risotos estão sempre presentes nos restaurantes e nas mais variadas versões. Risoto nero, aquele feito com o tinta da lula é também igualmente comum, de norte a sul do país assim como os risotos de frutos do mar ou simplesmente de camarão. E o que é melhor: você pode estar em Zagreb,no buchicho do centro , num restaurante  como o Agava ou no estiloso Vinodol, também na capital croata ou  num restaurante no interior da Istria, num pequeno lugarejo ou ainda na konoba  (cantina) Varos ou no restaurante Central,  em Split,   ou talvez no restaurante Proto, em Dubrovnik e também  numa das muitas ilhas, como Hvar  ou Brac, que os risotos aparecem  como uma das principais opções  dos cardápios.

Risotos, como entrada



Restaurante Central, Split



Stradum, rua principal em Dubrovnik
Restaurante Proto, Dubrovnik


Restaurante Agava, em Zagreb



Todas as vezes que pude, por sorte do destino, estar na Croácia, provei risotos aqui e acolá. Todos muito bons graças não apenas aos dotes dos cozinheiros mas também pelo frescor e qualidade dos ingredientes. Para lembrar um pouco desses sabores, aí vai a receita do risoto de aspargos.



 , 
Ingredientes
•             1 xícara (chá) de arroz para risoto (arbóreo)
•             250g de aspargos frescos cozidos al dente em 1 ½ xícara (chá) de água (que será usada como caldo)
•             1 ½ xícara (chá) de caldo de legumes
•             2 colheres (sopa) de manteiga
•             1 colher (sopa) de azeite
•             2 colheres (sopa) de cebola picada
•             Pimenta a gosto
•             2 colheres (sopa) de parmesão ralado
•             Salsinha picada a gosto


Como fazer:
Corte os aspargos em pedaços de mais ou menos 2 cm. Guarde as pontas para usar no final do preparo.
Junte a água do cozimento do aspargo com o caldo de legumes e deixe essa mistura  aquecida
Refogue a cebola no azeite mais 1 colher de manteiga, mexendo até que a cebola fique transparente. Junte o arroz e , aos poucos, vá juntando o caldo, mexendo sempre . Junte os pedaços de aspargo. Conforme o arroz for absorvendo o caldo, junte mais, repetindo até que o arroz esteja cozido mas “al dente”.No final, acrescente a outra colher de manteiga, mexa bem junte então as pontas do aspargo. Sirva  salpicado com parmesão ralado.



0 comentários:

Postar um comentário