Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Crostata do Mediterrâneo

segunda-feira, 8 de setembro de 2014





O mar azul profundo, as rochas que avançam abruptas sobre a costa, limoeiros exibindo seus frutos amarelos, suavemente perfumados, bouganvilles floridas, ruelas estreitas cheias  de recantos, balcões floridos  na parte alta da cidade que resiste ao tempo e a tudo. Taormina é assim bela, imponente e ao mesmo tempo delicada.  Encarapitada num grande rochedo , Taormina guarda lembranças 


Anfiteatro grego em Taormina


milenares desde antes da Era Cristã quando fazia parte da Magna Grécia como o Anfiteatro grego que ainda sedia espetáculos, durante o verão. 

Deslumbrante vista do alto de Taormina

A isso tudo soma-se a delícia da sua culinária, tipicamente mediterrânea com muito peixe e frutos do mar e uma enormidade de formas de preparar abobrinhas, berinjelas, pimentões e tantos outros vegetais, tudo devidamente regado com azeite de oliva.

O azul profundo do mar Mediterrâneo e os recortes do litoral da Sicilia



Berinjela e abobrinha são “amigas” indispensáveis na culinária mediterrânea. Aparecem com grande frequência não apenas na gastronomia da Sicilia mas em toda Itália, especialmente no sul, como na Puglia, região de origem de minha família.

Leve, saborosa e saudável


Essa receita que eu chamo de Crostata do Mediterrâneo , me lembra da Sicilia, de Taormina em especial, que eu conheci num ensolarado outono e combina vários vegetais  sobre uma fina crosta de massa. Uma delícia em si e que pode acompanhar com perfeição uma carne num almoço leve e saudável.

Ingredientes:

1 berinjela média
1 abobrinha
1 alho porro
1 pimentão
1 tomates em cubos ou 6 tomates cereja
6 dentes de alho cortados ao meio
queijo de cabra (opcional)

Para a massa

100 gr de manteiga ou margarina gelada
1 xícara (180 g) de farinha de trigo
1 ovo inteiro


Como fazer
Comece cortando a berinjela em rodelas e colocando por alguns minutos em água e sal. Escorra, regue com azeite  e ponha para assar ,  por 15 minutos. Junte os demais ingredientes à berinjela e deixe assando em 180º por mais ou menos 40 minutos.

Para fazer a massa:

No processador (ou com as mãos), misture a margarina gelada cortada em pedaços, com a farinha até que fique como uma farofa. Junte o ovo  e amasse levemente. Coloque a massa na geladeira (enrolada em filme) por 15 minutos.
Depois abra a massa numa superfície enfarinhada, com rolo. Se a massa estiver mole ( a consistência depende do tamanho do ovo) pode acrescentar mais farinha, na hora de abrir. Coloque em forma untada, dessas que soltam o fundo, e sobre a massa os vegetais que estavam assando.Se quiser, junte cubinhos de queijo de cabra. 

Leve ao forno por mais 40 minutos ou até que a massa esteja cozida.



Ingredientes:

1 berinjela média
1 abobrinha
1 alho porro
1 pimentão
1 tomates em cubos ou 6 tomates cereja
6 dentes de alho cortados ao meio

Para a massa

100 gr de manteiga ou margarina gelada
1 xícara (180 g) de farinha de trigo
1 ovo inteiro


Como fazer
Comece cortando a berinjela em rodelas e colocando por alguns minutos em água e sal. Escorra, regue com azeite  e ponha para assar ,  por 15 minutos. Junte os demais ingredientes à berinjela e deixe assando em 180º por mais ou menos 40 minutos.

Para fazer a massa:

No processador ( ou com as mãos), misture a margarina gelada cortada em pedaços, com a farinha até que fique como uma farofa. Junte o ovo  e amasse levemente. Coloque a massa na geladeira (enrolada em filme) por 15 minutos.
Depois abra a massa numa superfície enfarinhada, com rolo. Se a massa estiver mole ( a consistência depende do tamanho do ovo) pode acrescentar mais farinha, na hora de abrir. Coloque em forma untada, dessas que soltam o fundo, e sobre a massa os vegetais que estavam assando.

Leve ao forno por mais 40 minutos ou até que a massa esteja cozida.


Brownie da Flávia e de Chicago

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Há algo de mágico nessa combinação de paladar e viagem. Um bagel com cream cheese que você comeu andando por Nova York ou  mesmo um simples cachorro quente provado na terra mágica de Disney, ou aquela exorbitante lingüiça vendida nas barracas da Praça Venceslau, em Praga foram registrados, na sua memória como verdadeiras delícias porque traziam consigo a alegria da viagem e das suas descobertas. Tem sabor de felicidade. Tanto quanto aquele acarajé , no Farol da Barra, em Salvador, saboreado na companhia do seu amor, olhando aquele marzão de Deus! Inesquecível 
sabor de viagem!

Hoje a receita que tenho nasceu num lugar onde ainda não pisei mas que já visitei em tantos filmes, seriados e livros: a célebre Chicago, uma das maiores cidades norte-americanas, celebrizada nos anos 1920 por seus gângsters e mafiosos mas que depois deixou essa imagem de lado para se tornar uma das mais dinâmicas do país.  



Gostaria de  conhecer a cidade de Ophra, berço de celebridades e participar de um dos tours gastronômicos que Chicago oferece,como  o Food/Beer Walking Tours (entre tantos outros) que leva turistas aos locais mais populares da cena gastronômica da cidade para provar de pizza a cachorro quente e, com muito orgulho, o brownie feito na terra que o inventou .

Cruzamento de bolo e cookie , o brownie era levado como sobremesa,  nas marmitas. Coisa de trabalhador.  Hoje ele  aparece nos menus de sobremesa dos melhores restaurantes, mundo afora, acompanhado de cremes e sorvetes. Ou nas doceiras, servido com café.




 

Escuro, denso, muiiiito saboroso, este  brownie  eu provei pela primeira vez feito pela Flávia, minha filha. Que, como eu,  nunca (ainda) esteve em Chicago. Mas faz um brownie digno de acabar com qualquer dieta.






Ingredientes

250g de chocolate bem escuro ( em tablete)
250g de manteiga
6 ovos inteiros
500g de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó (sem açúcar)
1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de nozes



Como fazer:

Derreter o chocolate  no microondas, juntar a manteiga em temperatura ambiente, misturando bem.
Bater os 6 ovos com o açúcar até ficar fofo. Misturar isso ao chocolate com manteiga e adicionar o chocolate em pó, a farinha de trigo e as nozes

Assar por 40 minutos( 180º) mais ou menos ou até ficar seco