Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Bambórak, a panqueca de batata tcheca

sábado, 24 de novembro de 2012

República Tcheca

Bambórak, panqueca de batata

O que é que você comia lá? Como é que você se virava para saber o que estava escrito no cardápio? Essas são perguntas recorrentes cada vez que eu viajei  para um destino ainda pouco conhecido por minha família e amigos. E não foi diferente quando estive, pela primeira vez em Praga, nos anos 90 quando o país mal havia saído do regime comunista e se tornado a República Tcheca, hoje francamente favorita dos brasileiros.

Nunca tive medo de experimentar novas culinárias e, mesmo quem não se atreve muito em novos pratos deve lembrar que existem ingredientes curinga e um deles é a batata. Pratos com batata ageradam gregos e troianos. Tchecos e brasileiros, como queiram. Batatas, aliás, dominam a culinária da Europa Central como base da alimentação e, disponíveis desde séculos passados a todas as camadas da população, entrou como base também da culinária tcheca .

Esta panqueca, a bambórak, é um dos mais típicos pratos do dia a dia dos tchecos. Bem fácil de fazer, nutritiva e saborosa, essa panqueca vai muito bem em qualquer parte do mundo porque acompanha muitos tipos de carne mas pode ser sozinha, uma opção legal para uma refeição vegetariana.

Praga - Praça da Cidade Velha



Bambórak

Ingredientes

1 kg de batatas
500 g de farinha de trigo fina
2 ovos
200 ml de leite
1 dente grande de alho
Sal
Pimenta
Manjerona
Banha (ou margarina) para fritar

Como fazer

Descascar e ralar as batatas cruas. Acrescentar a farinha, ovos, leite e alho esmagado, os temperos e o sal. Misturar tudo. Colocar a massa em porções individuais na frigideira com a gordura e fritar devagar, dos dois lados, até dourar.

Dá para 4 pessoas e acompanha carne, frango, luiguiça, saladas ou o que mais a imaginação pedir.

3 comentários:

Antonio Destro disse...

Vou tentar, certeza. Já pensou em pedir pro su webmaster descobrir como colocar uma versão pra impressão de receitas, como os sites de receita (tipo cybercook) tem? Hein? hein?

Chantal disse...

Mariuccia, que novidade boa!Adorei seu blog, vou divulgar por aqui na 29H! É muito saboroso, interessante e útil! E com o seu toque pessoal e divertido.... beijos, boa sorte!
Chantal

Unknown disse...

Obrigada, Chantal. Fico feliz porque sua opinião é mesmo muito valiosa. Beijos

Postar um comentário