Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Pasta e fagioli

sábado, 1 de dezembro de 2012

Marcello Mastroiani estava no apogeu de sua beleza. La Dolce Vita bombava nos cinemas e eu, em Roma. Clima perfeito para uma adolescente sonhar com um latin lover. Bom, tudo isso pra contar que, para minha alegria, meu pai descobriu uma cantina familiar, a Trattoria Due Macelli que ficava na rua do mesmo nome, perto da Via Del Trittone, dirigida por dois irmãos. Um dos quais podia ser gêmeo do Mastroiani.

Era uma típica trattoria romana, com uma mesa cheia de antipastos, logo na entrada - cacciofini, presuntos, salames, queijos, abobrinhas e berinjelas grelhadas, vários tipos de azeitona, funghi  e pratos fundos com pasta e fagioli  fria, entre tantas outras delícias muito bem vindas no verão romano de 40ºC.  Foi na Due Macelli que eu provei pela primeira vez, por insistência do Mastroiani de plantão, pasta e fagioli fria. Meio cismada encarei o prato que já era meu velho conhecido servido quente e  não me arrependo. Era mesmo uma delícia. Saborosa, substanciosa, esta sopa de feijão com macarrão fria ainda rendeu um sorriso aberto do bonitão e suspiros da adolescente.




Pasta e fagioli

Esta receita é básica  mas existem muitas variantes de pasta e fagioli, por toda a Itália.

350 gr de feijão cozido
250 gr de macarrão curto (ave maria, pai nosso ou semelhante)
1 dente de alho
1 talo de aipo
6 tomatinhos
majericão
azeite (3 colheres)
sal
pimenta

Como fazer

Coloque o feijão na panela, cubra com água. Junte o alho, tomate, salsão e manjericão e o azeite e deixe cozinhar por mais ou menos  10 minutos em fogo médio.
Aumente o fogo e quando ferver junte o macarrão. Quando estiver cozido, desligue o fogo, junte a pimenta e deixe descansar por 5 minutos antes de colocar nos pratos. Deixe esfriar naturalmente e na hora de servir regue com azeite de oliva e cubra com queijo parmesão ralado.
Rende  4 pratos

Variante : Outra possibilidade é usar o feijão que sobrou pronto e temperado. Nesse caso, se estiver muito grosso, dilua com água fervente, junte tomate, salsão (pode substituir por cenoura picadinha), deixando cozinhar por 10 minutos. Depois junte o macarrão e proceda da mesma forma.

1 comentários:

Flavia disse...

Dona Mariuccia... Nunca pensei que fosse ver o dia em que leria um texto seu com a palavra "bombava"... tsc tsc tsc
Beijocas
Flavia

Postar um comentário