Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Yorkshire pudding

domingo, 27 de janeiro de 2013

O nome engana porque de pudim, não tem nada. Confesso aqui que eu também me enganei, na primeira vez que vi os “puddings”, num pub, em Ipswich. Abri a boca de espanto porque já tinha me enganado com outro,  “o Black pudding “,  que é um tipo de chouriço servido no English Breakfast, o café da manhã completo, com bacon, tomate, lingüiça, cogumelos e feijão. Ah! Mas tem o Rice pudding, que é  arroz doce e o Bread pudding (pudim de pão) e o Custard pudding (pudim de caramelo) esses sim, com cara de pudim, como nós conhecemos.

Resolvida a questão da palavra - e não vem ao caso aqui porque batizam tantas coisas de diferentes texturas como “pudding” - o  Yorkshire pudding é um clássico da culinária britânica,  que pode ser feito muito rapidamente e é um excelente quebra galho para acompanhar carnes com molho.

Ninguém garante que a receita tenha sido inventada na região de Yorkshire, (a primeira menção é de 1747) no norte da Inglaterra e isso realmente pouco importa. Em todos os rincões do pais pode-se achar o Yorkshire Pudding, especialmente nos cardápios dos pubs, servidos com stews densos, com molhos feitos, geralmente, à base de cerveja preta. Aqui para nós, essa massinha assada, pode muitobem ser usada como complemento, acompanhando saladas ou em lanches rápidos. Você faz, prova e decide.

Yorkshire pudding, especialidade inglesa, típica dos menus de pubs

 


















Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 ovo
Rende 12 unidades

Bata todos os ingredientes no liquidificador para obter uma massa mole (como a de panqueca).

Coloque 1 colher (chá) de óleo nas forminhas de cup cake (de alumínio) e leve ao fogo (ou ao forno, se preferir) para esquentar. Quando o óleo estiver bem quente , encha cada forminha até a metade com a massa e leve para assar. O  forno deve estar pré aquecido a 180 graus.

Importante: o óleo precisa estar bem quente para que a massa “frite” rapidamente quando for despejada nas forminhas.

Os Yorkshire puddings crescerão bastante. O que sobrar, pode ser congelado.

0 comentários:

Postar um comentário