Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Brownie da Flávia e de Chicago

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Há algo de mágico nessa combinação de paladar e viagem. Um bagel com cream cheese que você comeu andando por Nova York ou  mesmo um simples cachorro quente provado na terra mágica de Disney, ou aquela exorbitante lingüiça vendida nas barracas da Praça Venceslau, em Praga foram registrados, na sua memória como verdadeiras delícias porque traziam consigo a alegria da viagem e das suas descobertas. Tem sabor de felicidade. Tanto quanto aquele acarajé , no Farol da Barra, em Salvador, saboreado na companhia do seu amor, olhando aquele marzão de Deus! Inesquecível 
sabor de viagem!

Hoje a receita que tenho nasceu num lugar onde ainda não pisei mas que já visitei em tantos filmes, seriados e livros: a célebre Chicago, uma das maiores cidades norte-americanas, celebrizada nos anos 1920 por seus gângsters e mafiosos mas que depois deixou essa imagem de lado para se tornar uma das mais dinâmicas do país.  



Gostaria de  conhecer a cidade de Ophra, berço de celebridades e participar de um dos tours gastronômicos que Chicago oferece,como  o Food/Beer Walking Tours (entre tantos outros) que leva turistas aos locais mais populares da cena gastronômica da cidade para provar de pizza a cachorro quente e, com muito orgulho, o brownie feito na terra que o inventou .

Cruzamento de bolo e cookie , o brownie era levado como sobremesa,  nas marmitas. Coisa de trabalhador.  Hoje ele  aparece nos menus de sobremesa dos melhores restaurantes, mundo afora, acompanhado de cremes e sorvetes. Ou nas doceiras, servido com café.




 

Escuro, denso, muiiiito saboroso, este  brownie  eu provei pela primeira vez feito pela Flávia, minha filha. Que, como eu,  nunca (ainda) esteve em Chicago. Mas faz um brownie digno de acabar com qualquer dieta.






Ingredientes

250g de chocolate bem escuro ( em tablete)
250g de manteiga
6 ovos inteiros
500g de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó (sem açúcar)
1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de nozes



Como fazer:

Derreter o chocolate  no microondas, juntar a manteiga em temperatura ambiente, misturando bem.
Bater os 6 ovos com o açúcar até ficar fofo. Misturar isso ao chocolate com manteiga e adicionar o chocolate em pó, a farinha de trigo e as nozes

Assar por 40 minutos( 180º) mais ou menos ou até ficar seco







0 comentários:

Postar um comentário