Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Creme do Taste

domingo, 17 de agosto de 2014



São 28 opções de gastronomia. Isso mesmo: 28 diferentes possibilidades de comidas a bordo do  Norwegian Getaway,( na data de hoje  o mais novo navio da Norwegian Cruise Line) que, como os demais navios da companhia funciona no que se chama de Freestyle Cruising. O que é? Liberdade total para fazer o que quiser, na hora que quiser. Inclusive comer. Não há horário pré-estabelecido para jantar, os tais turnos. Cada um escolhe onde quer  e com quem quer comer.É como sair de casa para ir a um restaurante podendo até sentar sozinho em uma mesa, se assim quiser.  Bom, há restaurantes que exigem reserva e cobram uma taxa pela refeição completa. Mas há vários outros que são de acesso livre. E nem por isso menos agradáveis. 


Vi muita gente fica surpresa com a qualidade da gastronomia do Taste, por exemplo. Ele é um dos restaurantes sem taxas e surpreende pelo serviço e pela gastronomia de qualidade.
Foi no Taste que provei  um creme com pêssego assado, uma  sobremesa delicada e saborosa que resolvi reproduzir. Substitui o pêssego por nectarina porque é mais firme e a troca ficou bem boa. Se não ficou idêntica, ficou muito parecida e fez um tremendo sucesso.


Taste




Ingredientes
(para 2 pessoas)

1 copo e meio de leite
1 colher de maisena
3 colheres de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha – use o verdadeiro ou grãos das favas
Raspas de laranja
1 colher (chá) de hortelã picada (opcional)

1  nectarina (grande)
POrções individuais do creme com nectarina

Como fazer

Desmanche a maizena no leite com açúcar e leve ao fogo para engrossar.
Coloque o creme em pratos de sobremesa e reserve.
Corte a nectarina verticalmente em 4 partes, formando gomos
Numa frigideira, derreta 2 colheres de açúcar com ½ colher de manteiga e deixe dourar. Coloque os pedaços de nectarina para dourar neste caramelo, virando cuidadosamente para não desmanchar.
Quando a fruta estiver levemente caramelizada coloque sobre o creme e leve para gelar

Outra versão
Resolvi testar outra versão da mesma sobremesa e também ficou bem boa.
Versão com leite de coco também ficou boa

A mesma receita pode ser feita com leite e leite de coco em proporções iguais. No restante, tudo igual.

Arroz frito

terça-feira, 12 de agosto de 2014



Arroz frito? Aquele arroz frito com ovo? Esse mesmo. Porque, apesar de tão simples, poucas vezes na vida provei um tão bom como no Teppanyaki , o restaurante japonês do Norwegian Getaway. Na verdade, são três os restaurantes orientais. Além desse, de performances e malabarismos no preparo da comida ainda tem o Wasabi, para sushis e o Noodle’s bar que, como o nome diz, é especializado nos macarrões orientais, servidos nos balcões, uma versão de fast food oriental. Mas  o Teppaniaki é, sem dúvida o que atrai e agrada a 100% dos passageiros e, quem for esperto, trata logo de ir reservando seu lugar no dia do embarque.



Brincando com os ovos....


...preparando o arroz frito


O restaurante Teppaniaki, como o nome da iguaria japonesa , aquela versão oriental de grelhados, tem várias “estações”, mesas para oito pessoas ao redor de uma grande chapa onde, diante dos passageiros um animado cozinheiro vai preparando o arroz e depois os legumes, carnes, lagostas, camarões, vieiras e o que cada um tiver escolhido.
 
Malabarismos e bom humor



A comida é deliciosa mas a experiência deste lugar não fica atrás. A performance começa quando o cozinheiro, vestido a caráter, (a maioria  filipinos, que acabam parecendo japoneses) inicia os malabarismos com  as espátulas. Depois vem o preparo do arroz que será servido a todos. Os ovos rodam, pulam, são jogados prá lá e pra cá , parando até dentro do chapéu do cozinheiro e então, claras e gemas começam a transformar em desenhos sobre a grelha. Devidamente cozidos, são enrolados como se fosse um omelete que, em seguida, será picado para se misturar ao arroz. Tudo isso com cantoria, numa animação que pode até ser ouvida do lado de fora por quem passa pela porta do restaurante, no deque 6.
Preparado e servido em cumbucas, o arroz frito já vai sendo devorado enquanto os malabarismos continuam no preparo dos outros ingredientes que  vão deliciar cada um da mesa.

Para lembrar das delícias do Teppaniaki a bordo do Norwegian Getaway, aqui vai a receita do arroz frito.Você já sabe? Não importa. Para alguém- aposto-  será novidade .

Versão caseira do arroz frito servido com legumes e peito de frango 



Ingredientes

3 xícaras de arroz branco ( meça já cozido)
5 dentes grandes de alho picado
3 ovos grandes ( dê preferência aos de granja)
3 colheres de óleo vegetal
1 colher de óleo de gergelim

Como fazer

Numa panela grande  coloque o óleo, deixe esquentar e nele doure o alho picado cuidando para não escurecer. Reserve

Na mesma panela quebre os ovos e com um garfo vá desmanchando as gemas. Com uma espátula vá soltando os ovos da panela e enrole sem se preocupar se quebra ou não porque tudo será cortado em seguida . Agora junte o alho, o arroz e vá incorporando tudo, mexendo bem até que o arroz esteja totalmente mesclado com o ovo. Sirva imediatamente. 

Risoto de aspargos

sábado, 2 de agosto de 2014

É na primavera, quando surgem os primeiros aspargos , que os cardápios dos mais variados restaurantes croatas começam a oferecer este risoto . Verdadeiro orgulho nacional, especialmente na região das Istria, o risoto de aspargos pode surgir tanto como entrada ou na forma de prato principal. Na verdade, os risotos estão sempre presentes nos restaurantes e nas mais variadas versões. Risoto nero, aquele feito com o tinta da lula é também igualmente comum, de norte a sul do país assim como os risotos de frutos do mar ou simplesmente de camarão. E o que é melhor: você pode estar em Zagreb,no buchicho do centro , num restaurante  como o Agava ou no estiloso Vinodol, também na capital croata ou  num restaurante no interior da Istria, num pequeno lugarejo ou ainda na konoba  (cantina) Varos ou no restaurante Central,  em Split,   ou talvez no restaurante Proto, em Dubrovnik e também  numa das muitas ilhas, como Hvar  ou Brac, que os risotos aparecem  como uma das principais opções  dos cardápios.

Risotos, como entrada



Restaurante Central, Split



Stradum, rua principal em Dubrovnik
Restaurante Proto, Dubrovnik


Restaurante Agava, em Zagreb



Todas as vezes que pude, por sorte do destino, estar na Croácia, provei risotos aqui e acolá. Todos muito bons graças não apenas aos dotes dos cozinheiros mas também pelo frescor e qualidade dos ingredientes. Para lembrar um pouco desses sabores, aí vai a receita do risoto de aspargos.



 , 
Ingredientes
•             1 xícara (chá) de arroz para risoto (arbóreo)
•             250g de aspargos frescos cozidos al dente em 1 ½ xícara (chá) de água (que será usada como caldo)
•             1 ½ xícara (chá) de caldo de legumes
•             2 colheres (sopa) de manteiga
•             1 colher (sopa) de azeite
•             2 colheres (sopa) de cebola picada
•             Pimenta a gosto
•             2 colheres (sopa) de parmesão ralado
•             Salsinha picada a gosto


Como fazer:
Corte os aspargos em pedaços de mais ou menos 2 cm. Guarde as pontas para usar no final do preparo.
Junte a água do cozimento do aspargo com o caldo de legumes e deixe essa mistura  aquecida
Refogue a cebola no azeite mais 1 colher de manteiga, mexendo até que a cebola fique transparente. Junte o arroz e , aos poucos, vá juntando o caldo, mexendo sempre . Junte os pedaços de aspargo. Conforme o arroz for absorvendo o caldo, junte mais, repetindo até que o arroz esteja cozido mas “al dente”.No final, acrescente a outra colher de manteiga, mexa bem junte então as pontas do aspargo. Sirva  salpicado com parmesão ralado.