Recent Posts

Recent Comments

Popular Posts

Salada grega

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cartão postal não apenas de Atenas mas da própria Grécia, o Partenon dispensa apresentações. O mais importante dos edifícios da Acrópole posa sua beleza secular e majestosa, testemunha da história há mais de dois mil anos. Andando por aí, no mesmo lugar em que Sócrates caminhava, impossível não pensar em tudo que aquelas colunas rigorosamente alinhadas testemunharam!


No sopé da Acrópole fica Plaka, um bairro boêmio, um lugar encantador e indispensável a quem visita a capital grega. São dezenas de pequenos restaurantes com mesinhas na calçada, num emaranhado de ruas de onde se vê o  Partenon iluminado. Simplesmente mágico. Saborear um copo de vinho acompanhado de azeitonas gregas seria mais do que suficiente mas os gregos, como um bom e comunicativo povo mediterrâneo não permitirão que qualquer pessoa saia de lá sem ter provado algumas das delícias da sua culinária.

Peixes, crustáceos, polvos, lulas, berinjelas, queijo de cabra, azeitonas e azeite de oliva são os elementos que me remetem à Grécia que visitei  num outono, quando as temperaturas  amenas e o menor volume de turistas permitem aproveitar melhor toda essa beleza .


Salada Grega

Na Plaka ou onde quer que você vá, a salada nacional na Grécia é composta de alface de folhas firmes ou as folhas do miolo da escarola, tomate cortado em cubinhos, pepino em pedacinhos pequenos, azeitona e queijo feta, o típico queijo grego, também cortado em cubinhos. Sabor de Grécia que ainda tenho comigo, muitos anos depois de ter visitado Atenas. Fácil de copiar, com certeza e, na ausência do queijo feta, que tem um sabor pronunciado, basta substituir por queijo branco meia cura ou queijo de coalho ou até mesmo ricota. Generosidade no azeite de oliva, pouco sal e limão com moderação. Mas capriche na azeitona preferindo as pretas, carnudas. Gregas, por sinal.

0 comentários:

Postar um comentário