O nome engana porque de pudim, não tem nada. Confesso aqui que eu também me enganei, na primeira vez que vi os “puddings”, num pub, em Ipswich. Abri a boca de espanto porque já tinha me enganado com outro, “o Black pudding “, que é um tipo de chouriço servido no English Breakfast, o café da manhã completo, com bacon, tomate, lingüiça, cogumelos e feijão. Ah! Mas tem o Rice pudding, que é arroz doce e o Bread pudding (pudim de pão) e o Custard pudding (pudim de caramelo) esses sim, com cara de pudim, como nós conhecemos.
Resolvida a questão da palavra - e não vem ao caso aqui porque batizam tantas coisas de diferentes texturas como “pudding” - o Yorkshire pudding é um clássico da culinária britânica, que pode ser feito muito rapidamente e é um excelente quebra galho para acompanhar carnes com molho.
Ninguém garante que a receita tenha sido inventada na região de Yorkshire, (a primeira menção é de 1747) no norte da Inglaterra e isso realmente pouco importa. Em todos os rincões do pais pode-se achar o Yorkshire Pudding, especialmente nos cardápios dos pubs, servidos com stews densos, com molhos feitos, geralmente, à base de cerveja preta. Aqui para nós, essa massinha assada, pode muitobem ser usada como complemento, acompanhando saladas ou em lanches rápidos. Você faz, prova e decide.
Yorkshire pudding, especialidade inglesa, típica dos menus de pubs |
Ingredientes