Itália
Se tem uma coisa que me traz, imediatamente, recordação de viagem é alcachofrinha em conserva, as carciofini sott'olio tão populares em toda a Itália, servidas como antipasto, como complemento de saladas, como a gente quiser. As carciofini fazem parte das minhas mais antigas memórias de viajante. Eu tinha quase sete anos e estava absolutamente deslumbrada com a “descoberta” da Itália, numa viagem feita com meus pais.
Todos os dias, em todas as refeições - isso mesmo, todos os dias - eu pedia as tais carciofini que estavam sempre mergulhadas em azeite de oliva, acompanhada de prosciutto e queijo parmesão. Até que para uma criança que ainda trocava os dentes eu já tinha o paladar bem apurado, não é mesmo?
Fato é que continuo gostando das tais alcachofrinhas que, por aqui custam uma exata fortuna. Então resolvi aprender a fazer. Limpar as alcachofrinhas, tirando as folhas mais duras e cortando um pouquinho da base é a única parte trabalhosa. O resto é bem fácil e o resultado compensa. Tem gosto de Roma, Firenze, Taormina, Bari ...
Ingredientes
½ quilo de alcachofras bem pequenas
Azeite
Vinagre
2 dentes de alho
Cravo
Como fazer
Limpe as alcachofras, retirando as folhas mais rígidas. NÂO LAVE.
Coloque as alcachofras numa panela com vinagre onde irão cozinhar até ficarem macias. Escorra e deixe secar naturalmente. Arrume num vidro esterilizado e seco, apertando bem as alcachofras.
Coloque o alho, os cravos e encha o vidro com óleo de milho ou azeite de oliva. Espere no mínimo 5 dias para provar.
0 comentários:
Postar um comentário